O que é marketing digital: um kit inicial para o marketing on-line

O que é marketing digital? Simplificando, é o seu marketing, online. Como o marketing tradicional, o marketing digital tem como objetivo alcançar, atrair e depois converter clientes. E como a maioria dos clientes – antigos, atuais e potenciais – vive quase todos os aspectos de suas vidas on-line atualmente, isso significa que seu marketing também deve ser. 

Seus clientes ficam on-line em entretenimento, conexão humana, compras, pesquisa de produtos, para aprender sobre marcas, ler críticas, deixar críticas e fazer compras. O marketing digital é tudo que você faz (SEO, blogs, boletins por e-mail etc.) para alcançar seus clientes on-line. Olhando para o cenário geral, sua estratégia de marketing digital é como você usa o marketing digital para guiar as pessoas na jornada de se tornarem e permanecerem seus clientes. Uau! Parece um bocado, mas na verdade é bem direto. 

 

Neste guia introdutório, falaremos sobre por que ter uma estratégia de marketing digital tornará seus esforços on-line mais bem-sucedidos, os diferentes tipos de marketing digital existentes, os benefícios do marketing digital e algumas ferramentas gratuitas incríveis para você começar.

Estratégia de Marketing Digital

Quando se trata de seus esforços de marketing on-line, você provavelmente possui mídias sociais, anúncios patrocinados, um site. Isso é ótimo! Estes são os principais ingredientes para o sucesso. Mas, para realmente brilhar, considere como cada um desses esforços de marketing digital funciona ao longo da jornada do comprador. A jornada do comprador é frequentemente o caminho em zigue-zague que seu cliente on-line percorre nas quatro etapas do seu funil de vendas. Esses quatro estágios incluem: 

Sensibilização: o cliente toma conhecimento da identidade da marca, incluindo quem é a sua marca, sobre o que é a sua marca, o problema que eles têm (se ainda não o conheciam) e como a sua marca é perfeita para solucionar esse problema. 

Consideração: o cliente aprende mais sobre sua marca, considera se você é a melhor opção para resolver o problema e compara sua marca a outras marcas (com base em fatores que os direcionam como preço, valores da empresa etc.)

Decisão:  o cliente decide se comprometer com você, em qualquer aspecto que possa ser (desde assinar sua newsletter até contratar você para fotografar o casamento)

Lealdade: por meio de produtos de qualidade, serviço de qualidade e envolvimento contínuo, você mantém o cliente fiel à sua marca

 

Seu marketing digital é a maneira como você toca seu cliente enquanto ele percorre esse funil em quatro partes. A jornada pelo funil nem sempre é uma linha reta. Os clientes on-line têm uma quantidade quase infinita de informações na ponta dos dedos o tempo todo. Por esse motivo, é provável que seus clientes retornem e voltem entre diferentes fases do funil de vendas antes da conversão. Em cada ponto de sua jornada, você deseja usar o marketing digital para ajudá-lo a avançar.

Tipos de Marketing Digital

Assim como na publicidade tradicional, existem muitos tipos de marketing digital. Ao considerar as quatro partes principais da jornada de um comprador (conscientização, consideração, decisão, lealdade), você pode ver que pode usar vários métodos de marketing digital para movê-los com habilidade. O mais interessante é que a maioria dos tipos de marketing digital é multifuncional. Por exemplo, o marketing de mídia social pode tocar seu cliente em todas as etapas do funil de vendas. Aqui estão apenas alguns dos muitos tipos de marketing digital que você pode usar.

Marketing de mídia social

Postagens de blog, vídeos do YouTube , artigos do LinkedIn, infográficos – todos esses itens são classificados como marketing de conteúdo e são peças cruciais da sua estratégia de marketing digital. Seu conteúdo ajuda a fornecer valor aos seus clientes em todas as etapas da jornada do comprador.

Você pode criar um vídeo com instruções ensinando às pessoas maneiras exclusivas de usar o produto que você publica na sua página comercial do Facebook. Você pode escrever um artigo sobre liderança sobre a estratégia de pequenas empresas que depois compartilha no seu blog. Ou você pode escrever um artigo sobre a crescente popularidade da caligrafia no LinkedIn e depois twittar uma série de citações que podem ser lanchadas da peça para o Twitter para direcionar as pessoas para o LinkedIn. O conteúdo pode ajudá-lo em todas as etapas do funil de vendas.

SEO

A otimização do mecanismo de pesquisa ajuda a direcionar o tráfego orgânico para seu site e perfis sociais. SEO é o uso de palavras-chave (no conteúdo escrito, nos metadados e nos backlinks) que tornam sua marca relevante nas pesquisas on-line. O SEO permite que os algoritmos do mecanismo de pesquisa saibam que você é o que seus clientes estão procurando. Conheça os conceitos básicos de SEO do Google para um começo sólido. Precisa de um site matador? Nós criamos para você. Dica: você também pode usar o SEO para páginas de perfil de mídia social , como Facebook e LinkedIn.

Marketing afiliado

Trata-se de marketing de referência, onde influenciadores ou clientes-chave promovem seus serviços para você em seus sites, feeds de mídia social ou outra plataforma online. O afiliado ganha uma comissão sempre que um espectador clica no seu produto ou serviço com base na referência do afiliado.

Por exemplo, você pode ser proprietário de uma empresa de pincéis de maquiagem e de um vlogger de beleza ou usar seu pincel no tutorial de maquiagem do YouTube. Em seguida, eles compartilham um link para o seu produto na postagem deles. O vlogger de beleza ganhará uma comissão por qualquer venda que você receber com um clique no site. Enquanto suas marcas se alinham, todos ganham. O marketing da filial é sobre saber onde está o seu público, quem eles são, em quem confiarão e ouvirão e, em seguida, formar parceria com essa pessoa. Como alternativa, você também pode ganhar comissões promovendo produtos ou serviços de outras pessoas.

Marketing de email

Nunca subestime o poder do email. Essa estratégia de marketing digital é de ouro quando se trata de proteger seu cliente após o estágio de decisão. Você pode cultivar um relacionamento de longo prazo com as pessoas por e-mail. Você pode compartilhar conteúdo valioso em boletins, garantir que os clientes fiquem satisfeitos fazendo pesquisas, informá-los sobre novos produtos e oferecer promoções e muito mais. E-mail é o seu bilhete para o coração das pessoas. E existem muitos modelos legais, gratuitos e personalizáveis para você começar.

Anúncios nativos e Pay per click

Anúncios nativos são anúncios pagos que funcionam perfeitamente em um site ou plataforma para parecer ‘natural’ para a configuração. Ao contrário de um anúncio em outdoor ou pop-up que aparece na sua cabeça, os anúncios nativos são esteticamente agradáveis. Por esse motivo, eles são atraentes para os clientes. De fato, o eMarketer relata que, em 2019, os anunciantes dos EUA gastaram US $ 44 bilhões em anúncios nativos – com a maioria desses gastos no Facebook.

Anúncios pagos por clique são anúncios on-line digitais. Pode ser o Google Ads (observe como esses anúncios aparecem primeiro nos resultados de pesquisa do Google?), Conteúdo patrocinado espalhado nos seus anúncios do Facebook, LinkedIn, Instagram ou Twitter ou banner em um site.

Para resumir, esses são alguns dos tipos mais populares de marketing digital. Há mais esperando por você! A chave é considerar o que você deseja alcançar, como você pode usar diferentes tipos de marketing digital para alcançá-lo e, em seguida, rastrear o que funciona e o que não funciona para aprimorar sua estratégia.

Vantagens do marketing digital

Além do fato de todo mundo estar online e o marketing digital ser super eficaz, também é altamente quantificável. Você pode usar informações de campanhas de mídia social para entender exatamente quem você acessou e quando. Você pode usar o Google analytics para rastrear os esforços de SEO, o software de marketing por e-mail para rastrear as taxas de abertura de cartas e pode contar o número de cliques que cada anúncio recebe em cada plataforma. Com o marketing digital, você nunca adivinha. Você sabe o que funciona e o que não está funcionando. Melhor ainda, você interage em tempo real com seus clientes para aprender o que eles amam, o que os frustra e o que eles gostariam de ver mais.

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