6 estratégias para impulsionar mais vendas de comércio eletrônico e aumentar a lealdade

Quando se trata de construir um negócio sustentável de comércio eletrônico, os empresários bem-sucedidos sabem que os clientes fiéis são de ouro.

Ter clientes que compram apenas uma vez é um não-não. O verdadeiro ouro é ter o que chamamos de “clientes repetidos” – aqueles que continuam aparecendo repetidamente.

Segundo os números, o negócio custa cinco vezes mais para atrair um novo cliente do que manter um cliente existente. Mas aqui está a piada, mesmo depois de atrair novos clientes, a probabilidade de vender para eles é de 5 a 20%, contra 60 a 70% para os clientes existentes.

Por tudo o que vale, clientes fiéis são o ativo mais valioso da sua empresa. Portanto, concentrar sua energia em estratégias de retenção de clientes que possam ajudar a criar a lealdade à marca e impulsionar as vendas para os negócios não é negociável.

Ajudamos você listando seis estratégias principais que você pode empregar para envolver seus clientes, aumentar a lealdade e mantê-los felizes:

1. Ofereça a eles um programa de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma ótima maneira de recompensar os clientes fiéis e mostrar que você valoriza o compromisso deles com a marca. A verdade é que todo mundo adora a sensação de ser valorizado e responderá positivamente a isso.

Os programas de fidelidade são excelentes para empresas de comércio eletrônico que desejam aumentar as vendas e aumentar a fidelidade do cliente.

Como nós sabemos disso? Segundo os relatórios , 81% dos clientes retornarão se receberem um programa de fidelidade.

Existem várias maneiras de fazer isso como um negócio de comércio eletrônico. Para iniciantes, fornecer a seus clientes uma experiência de compra perfeita é um passo na direção certa. Os compradores on-line amam e anseiam por conveniência; se você puder oferecer a eles essa experiência diretamente no celular ou no PC, poderá comprar facilmente a lealdade deles.

Outra maneira de fazer isso é oferecer descontos aos clientes que ingressam no seu clube de fidelidade. Ao fazer isso, você incentiva outros sócios a ingressar no clube.

Outro fator nessa área é a diversificação. Você pode conseguir isso oferecendo aos clientes várias plataformas online para interagir com sua marca. Ao envolvê-los em diferentes plataformas, como mídia social, aplicativos móveis, comunidades online etc., você indiretamente cria um forte programa de fidelidade.

Por fim, você pode configurar o jogo do programa de fidelidade do cliente por personalização. Os clientes se sentem mais valorizados quando recebem serviços personalizados.

As empresas de comércio eletrônico podem extrair informações dos dados do cliente à sua disposição para fornecer serviços e ofertas relevantes e personalizados a seus clientes. Pode ser um texto de aniversário ou um texto de Natal com seus nomes e um bônus de lealdade em anexo. Quando todos eles são implementados, o fechamento de um novo acordo fica mais fácil de ser alcançado.

2. Oferecer excelente serviço ao cliente

Oferecer excelente serviço ao cliente é talvez o seu bilhete número um para ter clientes satisfeitos. E como sabemos, quando os clientes estão satisfeitos, eles não compram apenas, vendem a marca para amigos.

Uma maneira de fazer isso é ser responsivo. 95% dos clientes voltarão a comprar em uma loja se seus problemas forem resolvidos sem problemas e sem estresse. Sua capacidade de fornecer esse benefício intangível como empresa de comércio eletrônico o diferencia dos seus concorrentes.

Os negócios on-line são incentivados a automatizar o processo de resposta a perguntas e perguntas. O aplicativo do provedor de suporte técnico é uma ótima maneira de conseguir isso. Você também pode considerar usar um “serviço de bate-papo ao vivo”. Isso ajudará a aumentar sua capacidade de resposta, reduzir clientes insatisfeitos e melhorar o relacionamento com os clientes. 

3. Solicitar revisões e agir de acordo

Pedir uma revisão é outra maneira de mostrar aos seus clientes que você os valoriza e as opiniões deles. Também é outra maneira de construir um relacionamento sólido, pessoal e duradouro com eles.

Ao pedir que eles deixem um comentário, você deve avaliar o nível de satisfação deles, o que reforça o fato de que você pretende satisfazê-los. Se os compradores deixarem críticas positivas, isso poderá atrair clientes em potencial e, com uma boa estratégia em mãos, você poderá convertê-los em clientes pagantes.

Para recompensá-los por seus comentários, você pode oferecer bônus ou descontos especiais em suas compras futuras.

Por fim, o tratamento proativo das reclamações mostra que você está comprometido em fornecer valor a elas. Também ajuda a melhorar as ofertas de sua marca, que desempenham um papel vital na retenção de seus clientes.

 

Você pode criar um vídeo com instruções ensinando às pessoas maneiras exclusivas de usar o produto que você publica na sua página comercial do Facebook. Você pode escrever um artigo sobre liderança sobre a estratégia de pequenas empresas que depois compartilha no seu blog. Ou você pode escrever um artigo sobre a crescente popularidade da caligrafia no LinkedIn e depois twittar uma série de citações que podem ser lanchadas da peça para o Twitter para direcionar as pessoas para o LinkedIn. O conteúdo pode ajudá-lo em todas as etapas do funil de vendas.

4. Envolva-os em plataformas on-line disponíveis

Duas opções que funcionam como mágica são envolvê-las com e-mails e mídias sociais. Os e-mails são ótimos para acompanhar seus clientes. Atualmente, 80% dos varejistas concordam que o marketing por email é a ferramenta número um para a retenção de clientes.

Ao enviar e-mails regulares para informá-los antecipadamente sobre promoções, descontos e ofertas especiais disponíveis, você pode transformar os compradores em compradores recorrentes e depois clientes fiéis. Você também pode usar pontos de fidelidade como incentivo para que os clientes iniciantes comprem novamente.

Como você converte os clientes da sua lista de email em suas plataformas de mídia social? Simples! Dê a eles incentivos que os incentivem a envolver você nas mídias sociais. Isso pode ocorrer na forma de promoções, desafios ou concursos.

Os números dizem tudo; 44% dos varejistas concordam que a mídia social os ajuda a reter melhor seus clientes. A mídia social é a nova tendência de publicidade e, como varejista de comércio eletrônico, você deseja usar isso a seu favor. A maioria dos compradores é ativa nas mídias sociais; adicionando isso à sua estratégia de comunicação, você pode aumentar a lealdade.

5. Use recompensas para melhorar sua estratégia

Este é o creme-dela-creme de impulsionar o seu jogo de fidelidade do cliente. Nos negócios, isso se chama “reciprocidade. Envolve o uso de atos de bondade para expressar gratidão. Como revendedor de comércio eletrônico, você pode fazer isso incluindo inserções de embalagem na remessa do cliente.

Suas inserções podem ser muito acessíveis e significativas. Pode variar de um simples cartão de agradecimento a amostras de produtos, dando-lhes acesso antecipado a um novo produto, ofertas de desconto ou até pequenos presentes. A idéia por trás disso é fornecer um valor extra e exceder as expectativas dos clientes.

Por exemplo, você pode ser proprietário de uma empresa de pincéis de maquiagem e de um vlogger de beleza ou usar seu pincel no tutorial de maquiagem do YouTube. Em seguida, eles compartilham um link para o seu produto na postagem deles. O vlogger de beleza ganhará uma comissão por qualquer venda que você receber com um clique no site. Enquanto suas marcas se alinham, todos ganham. O marketing da filial é sobre saber onde está o seu público, quem eles são, em quem confiarão e ouvirão e, em seguida, formar parceria com essa pessoa. Como alternativa, você também pode ganhar comissões promovendo produtos ou serviços de outras pessoas.

6. Use seu programa de fidelidade para vender mais

Existem várias maneiras pelas quais as empresas de comércio eletrônico podem aumentar as vendas para um programa de fidelidade. De fato, os compradores estão avaliando cada vez mais a experiência do cliente acima do preço e do produto para diferenciar as marcas.

Como resultado, os compradores preferem marcas que proporcionam uma experiência ao cliente mais personalizada e perfeita. A recomendação do produto é uma excelente tática para conseguir isso. Você pode automatizar esse processo com facilidade, usando um fornecedor de recomendação de produtos.

O fornecedor de recomendação de produtos pode ser usado para recomendar produtos relevantes aos clientes com base na compra ou preferência anterior. Também pode ser usado para exibir ofertas de desconto especiais em determinados produtos na seção de recomendação.

Essa é uma ótima maneira de vender mais e fazer vendas cruzadas. Além disso, incentiva os compradores a comprar mais para ganhar esses pontos e descontos.

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